Brasil totaliza 150 MW de microgeração solar fotovoltaica

By admin
19 dezembro 2017
Sem Comentários
71 Views

O Brasil já contabiliza 150 MW de capacidade instalada de microgeração fotovoltaica, com a instalação total de 18.214 sistemas, todos conectados à rede elétrica, informou a Absolar. A microgeração corresponde a equipamentos com potência instalada de 5 MW, que podem gerar energia, cujo excedente pode ser injetado à rede, mediante compensação nas contas de energia elétrica.

O volume corresponde a 75% do total de empreendimentos de microgeração instalados no país até o momento, ou seja, 200 MW. Os sistemas fotovoltaicos beneficiam 20.518 unidades consumidoras. A Absolar estima que a economia desses equipamentos totalize R$ 1,33 bilhão em investimentos acumulados desde 2012.

Consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica, representando 42% da potência instalada. Na sequência, o setor de comércio e serviços representa 39% da capacidade instalada. A indústria possui 9%, seguida pelo setor rural (5%) e poder público (5%).

A redução de mais de 75% no preço da energia fotovoltaica nos últimos 10 anos, o recente aumento de mais de 50% nas tarifas de energia e um aumento no protagonismo, na consciência e da responsabilidade socioambiental dos consumidores, motivaram a alta na demanda pela microgeração fotovoltaica, avalia Rodrigo Sauaia, presidente-executivo da Absolar.

Fonte: Absolar

Comentários Fechados.