aquecimento solar para piscina

Conheça os benefícios do aquecimento solar para piscina

By admin
8 fevereiro 2017
Sem Comentários
4045 Views

aquecimento solar para piscina

Você adora aquele banho de piscina, mas se a temperatura da água está um pouco mais gelada do que você gosta, já não dá mais aquela vontade de entrar? Um dia nublado já te deixa arrepiado só de pensar no frio que vai passar dentro da água? É por esses motivos que o aquecimento solar de piscina pode valer muito a pena. Seu investimento será muito melhor aproveitado depois que a água da sua piscina estiver quentinha e muito mais convidativa para um banho agradável. Conheça, abaixo, os benefícios do aquecimento solar para piscina. Esses tópicos vão te convencer a deixar sua piscina aquecida para prolongar muito mais o seu uso.

Por que aquecer minha piscina?

A decisão de ter uma piscina pode ser motivada por muitas razões, e, independente de qual seja, muito dinheiro é gasto nesse investimento. Por isso, sempre se espera uma grande utilização dela. Mas se a piscina está sempre muito fria para nadar confortavelmente, você não está percebendo o benefício de seu investimento. O aquecimento solar efetivamente aumenta o período de utilização de sua piscina, e entrega mais conforto e qualidade de vida.

Depois da instalação dos coletores, quanto tempo é preciso esperar para nadar na piscina?

Isto depende da temperatura desejada, do tamanho e da profundidade de sua piscina, ou seja, do volume de água a ser aquecido. Também depende da quantidade de sol nestes primeiros dias, da temperatura ambiente, do vento local e do tempo diário de utilização da piscina. Mas, no geral, esse tempo varia de 3 a 8 dias de sol.

O uso da capa térmica é essencial?

Sim, porque a capa térmica diminui as perdas de calor da piscina em aproximadamente 80%. Isso significa que, com a capa térmica, sua piscina fica confortável por muito mais tempo. O dimensionamento do sistema também pode prever o uso da capa térmica, que permite a redução do número de coletores solares e diminui o custo do investimento sem perda de eficiência. É bom lembrar que a capa também evita a queda de sujeira na piscina e reduz o consumo de produtos químicos para limpeza.

Mesmo sem sol, a piscina vai continuar aquecida?

Sim, porque da mesma maneira que a piscina demora um certo tempo para aquecer ela também demora a esfriar. Esse tempo ainda é retardado pela utilização da capa térmica da POLISOL™.

Qual a diferença entre aquecimento solar e bombas de calor para aquecimento de piscina?

O custo de instalação de uma bomba de calor elétrica é, geralmente, comparável ao custo de um sistema de aquecimento solar. A diferença é que a bomba de calor consome energia elétrica enquanto a energia solar é gratuita. A bomba de calor possui um sistema de refrigeração com hélices, motor e compressor. Quando essas partes mecânicas apresentam defeito é caro substituí-las. No aquecimento solar, a única parte do sistema que precisa de manutenção é a bomba do filtro, usada para levar a água fria da piscina aos coletores.

Como dimensionar o sistema de aquecimento solar para piscina?

Para isso, é preciso calcular as condições reais de instalação, analisar o local, a inclinação e a orientação dos coletores solares. Também é importante saber qual é a temperatura desejada da água. Além disso, dados habituais como: área da piscina, localidade, se a piscina é aberta ou fechada, se a piscina é de uso residencial ou comercial (ex: se for uma academia, quantas horas diárias a piscina será utilizada?).

aquecimento solar para piscina

Qual a maneira mais econômica de manter uma piscina aquecida?

A solução de aquecimento solar para piscinas é sempre a mais econômica quando comparada aos outros sistemas a gás, diesel, bomba de calor ou elétrico (resistência).

O sistema solar de piscinas serve também para aquecimento de banho?

Não. A diferença é que no sistema de aquecimento solar para banho existe um reservatório chamado boiler que armazena a água a altas temperaturas, em torno de 70°C. Enquanto no a de piscina, ela é o próprio reservatório e a temperatura da água é armazenada, normalmente entre 26°C e 32°C, já que a água fica exposta a fatores externos como vento e evaporação. Alem disso, a água de piscina recebe altas doses de cloro e outros produtos químicos, se tornando muito agressiva aos coletores metálicos ou de borracha (EPDM).

Como posso controlar a temperatura da minha piscina?

A temperatura é controlada por meio de um quadro de comando, também responsável por todo o controle do sistema. O quadro, possui um CDT (Controlador Diferencial de Temperatura), que através de dois sensores térmicos, um localizado nos coletores e o outro na casa de máquinas, verifica se a diferença de temperatura entre a água e os coletores é favorável ao aquecimento ou não. Se favorável, a motobomba é automaticamente acionada. Mas, no caso do solar ser insuficiente para manter a água na temperatura desejada e da piscina ser provida de um sistema de apoio, o CDT controla automaticamente a necessidade de uso dele.

Comentários Fechados.