8 benefícios da luz do sol para a saúde que você precisa conhecer

By admin
14 fevereiro 2017
Sem Comentários
47754 Views

Dos malefícios da exposição excessiva ao sol você já cansou de ouvir. Mas é necessário dizer também que os benefícios da luz do sol, que são falados bem menos, são extremamente importantes para o seu bem estar. Entre os principais benefícios, está o estímulo da vitamina D para o seu corpo.

A conhecida “vitamina do sol” é a responsável por auxiliar a absorção do cálcio no seu organismo, o que ajuda a deixar os ossos mais fortes, saudáveis e, consequentemente, combater a osteoporose.

8 benefícios da luz do sol

A exposição da pele à luz solar também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e no tratamento de doenças como vitiligo, dermatites, psoríase. Além disso, tem importância no combate a doenças psíquicas, como depressão e Alzheimer.

São realmente inúmeros os benefícios da luz do sol para a sua saúde. Por isso listamos, neste texto, 8 benefícios da luz solar para o seu organismo que você precisa saber. Confira quais são abaixo:

Vitamina D

Só o fato de a exposição ao sol prevenir a deficiência da vitamina D já traria uma imensa lista de benefícios da luz do sol para este texto. Então, neste item, listamos alguns subitens que ajudam a entender
A vitamina D ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio e previne a osteoporose;
Alguns estudos apontam também que a deficiência de vitamina D no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon.
A ironia é que a maioria dos protetores solares bloqueiam apenas os raios UVB, e inibem a produção de vitamina D3. Como um pré-hormônio a vitamina D3 tem muitas funções internas de saúde.

Pele nova

Para quem tem doenças de pele como a psoríase – que atinge 2% da população mundial -, o sol ajuda a diminuir o processo inflamatório e melhora a resposta imunológica. As lesões, assim, podem diminuir ou até desaparecer. O mesmo vale para a dermatite atópica e para o vitiligo. Mas atenção: a exposição ao sol nestes casos não pode ser extensa. Recomenda-se 15 minutos de sol, no máximo.

Benefícios da luz do sol: Bom humor

Isso mesmo. O sol eleva naturalmente a produção da serotonina, que ajuda a equilibrar o seu humor e traz sentimentos de felicidade!

benefícios da luz do sol

Foto: Sxc.hu

Anti-depressivo

Durante algum tempo sem o sol, muitas pessoas ficam deprimidas, e acabam adquirindo o chamado transtorno afetivo sazonal. E essa condição depressiva pode ser facilmente amenizada simplesmente com a exposição desses raios solares

Melhora o sono

Como a exposição ao sol ajuda a aumentar o nível de serotonina, isso também aumenta a sensação de bem estar e a eficiência do sono durante a noite, além de auxiliar a adormecer com mais facilidade

Benefícios da luz do sol: Alivia dores

A partir dos efeitos anti-inflamatórios da vitamina D, a exposição ao sol também pode ajudar a reduzir a necessidade de medicações para dor, estresse e ansiedade. Em suma, essa informação foi confirmada a partir de uma pesquisa realizada em um hospital, em 2005, que analisou pacientes em estado pós-operatório.

Saúde ocular

De novo, é preciso o cuidado com o tempo de exposição: apenas alguns minutos ao sol ajudam a prevenir a degeneração relacionada a doenças oculares que causam perda de visão. Por isso, é algo que vale a pena.

Benefícios da luz do sol: Perda de peso

Mais uma vez, o aumento do nível de serotonina trazendo benefícios relacionados ao sol: além de auxiliar no humor, ele ainda regula o apetite. Além disso, um estudo dermatológico em 2011 chegou à conclusão que a exposição ao sol ajuda a queimar a gordura subcutânea e a reduzir a gordura visceral indiretamente.

Mesmo com todos esses benefícios, é extremamente importante não deixarmos de lado todos os cuidados com a exposição excessiva ao sol. Em suma, a exposição saudável à luz solar precisa ser feita por períodos curtos, de 15 a 30 minutos. Se for ficar mais tempo, use protetor solar e tome os cuidados para que essa exposição não cause problemas como queimaduras, insolação e desidratação.

Como faço para instalar a energia solar na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Contudo, outra forma de fazer contato conosco, é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Mas, se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.

Comentários Fechados.