Agora é a hora de investir na geração de energia solar?

By admin
16 novembro 2017
Sem Comentários
1432 Views
Energia Solar: É a melhor opção entre as renováveis

Energia Solar: É a melhor opção entre as renováveis

Não precisamos ser especialistas para saber que a conta de energia elétrica tem pesado, e muito, no bolso do brasileiro. A tendência, contudo, é que ela fique ainda mais cara. A falta de chuvas, por exemplo, pode gerar não só o encarecimento das bandeiras tarifárias aplicadas nas contas, como também o racionamento de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que a bandeira tarifária do mês de novembro de 2017 será vermelha com patamar 2, com um acréscimo de R$ 5 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Embora ainda não exista risco de desabastecimento no país, de acordo com a Aneel, os brasileiros precisam estar sempre atentos ao uso consciente e ao combate ao desperdício da energia elétrica.

Diante dessa realidade, você já parou para pensar que a energia solar pode ser uma ótima opção de investimento?

O Brasil é propício para a energia solar?

O Brasil tem grande potencial para a geração de eletricidade a partir do sol. A região menos ensolarada do país, no caso, o Sul, tem mais capacidade para gerar energia solar do que o local mais ensolarado da Alemanha, país que ocupa a liderança mundial no uso da energia fotovoltaica.

Além disso, as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são totalmente propícias a receber investimentos em energia fotovoltaica. A região Norte tem grande incidência de chuva e, ao contrário do que parece, isso não é um entrave para o investimento na energia fotovoltaica, já que todo o país recebe grande incidência de raios solares.

Vale destacar que, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, o sol incide entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² diariamente no país.

É hora de investir em energia solar?

Ainda que o Brasil esteja em um momento de recuperação econômica, é importante entender que momentos de instabilidade na economia também são favoráveis para investir.

Afinal, enquanto a maioria das pessoas ficam receosas de gastar mais em momentos de crises financeiras, é possível se beneficiar de um investimento. Caso o mesmo gere economia nos gastos com energia elétrica. E que, além disso, se apresenta como um investimento de renda fixa seguro — melhor do que outras tantas aplicações do mercado financeiro.

Com os novos cortes da taxa básica de juros, a Selic, a expectativa é que, até o fim do ano, ela fique em 7,5% — isso significa retomada para a economia brasileira. Além disso, o real ganha novas perspectivas em relação ao dólar, o que torna ainda mais acessíveis os equipamentos de um sistema de energia fotovoltaica.

Outro ponto a favor desse investimento é a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Atualmente, 21 estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Sul, deixaram de cobrar o ICMS para quem deseja investir em operações de compensação e gerar sua própria energia elétrica.

Também vale destacar que, considerando que a demanda mundial de energia solar é maior que a produção, o preço para quem deseja investir na energia fotovoltaica no Brasil se encontra em um patamar favorável.

Como fazer o investimento?

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que, até 2030, o mercado de energia fotovoltaica deve movimentar cerca de R$ 100 bilhões no Brasil.

Além disso, até 2024, o país deve ter cerca de 1,2 milhões de geradores de energia fotovoltaica instalados em residências, em indústrias e nas empresas, o que representará 15% da matriz energética.

Diante dessa realidade, se você tem interesse em investir em energia fotovoltaica, o primeiro passo é simular o projeto para a sua residência, indústria ou empresa. Na simulação você precisará informar o seu consumo e gasto com energia elétrica para, então, dimensionar o sistema que atende às suas necessidades.

A partir daí será possível prever a economia que o investimento proporcionará ao seu bolso com a redução da sua conta de energia. Na maioria das vezes, a concessionária passa a cobrar apenas a tarifa mínima do custo da energia, pois o grosso do consumo será fornecido pelos painéis fotovoltaicos.

Assim, o retorno desse investimento será retribuído com a economia da energia elétrica — no curto prazo —, bem como com a contribuição de iluminação pública — a longo prazo.

E então? O que você achou sobre investir na geração de energia solar fotovoltaica, evitar o aumento das bandeiras tarifárias e ainda ter um sistema sustentável e renovável na sua casa, empresa ou indústria?

Onde obter a sua própria geração de energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco, para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Mas, se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores. Então, deixe de pagar altas contas de luz e fale conosco.

Comentários Fechados.