5 dicas para economizar na conta de energia da sua indústria

By admin
22 abril 2019
Sem Comentários
2136 Views

O aumento significativo nas contas de energia elétrica que vem chegando nas casas dos brasileiros, devido a alta do consumo e a crise hídrica, gera cada vez mais interesse – e necessidade – de fazer o uso de novas fontes de energia. A melhor, e mais escolhida, alternativa para economizar vem sendo a Energia Fotovoltaica.

Podemos notar isso pela ascensão desse mercado. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor deve ter um aumento de 44% na capacidade instalada em 2019, trazendo para o país mais de R$ 5,2 bilhões em investimentos privados. O faturamento do setor como um todo prevê um aumento de 88,3%, em comparação a 2018.

Devido aos benefícios atingirem de forma direta o consumidor através da economia, proteção tarifária, retorno do investimento, compromisso com o meio ambiente e até mesmo a valorização do imóvel, alterar a matriz energética tornou-se um ótimo investimento e uma alternativa cada vez mais acessível.

As empresas e indústrias brasileiras buscam cada dia mais por modernização, com equipamentos de ponta e atualizando sempre os seus métodos de fabricação. Mas tudo isso pode refletir em um aumento no gasto de energia, o que fazer com que ela se torne um custo fixo altíssimo em grande parte dos negócios.

Só em 2018, o custo com energia nas empresas aumentou 18,2%, segundo o Indicador de Custos Industriais da CNI e nós sabemos que a conta de luz está cada vez mais alta, o que faz com que o setor industrial fique sempre alerta às concessionárias e as suas taxas e valores de serviços. Todos esses itens complicam o gerenciamento das empresas e, pensando nisso, temos algumas dicas para ajudar você a diminuir o valor da sua conta no final do mês.

Cuidado com a ventilação e os climatizadores

Começamos com uma das áreas que mais aumentam o gasto energético em empresas de todos os setores. Você sabia que os sistemas de ar condicionado, ventilação e aquecimento podem atingir cerca de 30% do consumo de energia da sua empresa?

Se esses sistemas estiverem mal instalados, eles podem perder a eficiência, ou trabalhar de maneira que precise mais potência para chegar ao resultado esperado. Essa é uma área que, quando bem gerenciada, por causar grande redução no seus custos mensais.

Agora, não compre novos equipamentos antes de verificar outros fatores que podem interferir na eficiência do seu sistema. A manutenção adequada dos seus equipamentos podem lhe poupar bastante dinheiro. Os compressores precisam de manutenção periódica para funcionarem da melhor forma e os filtros de ar, velhos ou sujos, prejudicam o funcionamento dos climatizadores, além da saúde dos funcionários.

Planeje bem onde serão instalados esses equipamentos e isso gerará economia também. Lugares com uma baixa circulação de ar ou que não dissipam bem o calor gerado causam prejuízo.

Iluminação

A iluminação consome muito da energia elétrica de uma empresa. Muitas vezes essa parte do sistema elétrico fica desatualizada porque costuma ser esquecida, dessa forma as lâmpadas antigas seguem funcionando, gastando muito e iluminando pouco.  

Ir atualizando por setores as lâmpadas, trocando as antigas por outras de LED, é uma ótima solução em relação ao custo-benefício, porém, replanejar seu sistema de iluminação pode trazer um resultado mais efetivo.

Você também pode se aproveitar da tecnologia, que está cada vez mais acessível e disponível. Um exemplo disso é a automação da iluminação, utilizando sensores ou até mesmo timers, que desligam e ligam as luzes de forma automática. A utilização de lâmpadas de LED também ajuda, pois elas têm um consumo até 60% menor do que as comuns.

Seu maquinário está em dia?

Bem como as suas ferramentas, as máquinas da indústria sofrem desgaste com o uso constante. Com o passar do tempo, um maquinário antiquado e desgastado perde a eficiência e consome mais energia para desempenhar as suas funções.

Uma manutenção adequada serve para evitar os desgastes e possíveis perdas, então mantenha-a em dia. Considere sempre que possível investir em um equipamento de alta qualidade. Mesmo sendo mais caras, esse tipo de máquina tem uma durabilidade muito maior e é bem mais econômica do que os modelos mais simples. Assim, mesmo investindo mais dinheiro, o retorno é garantido, principalmente em máquinas que funcionam por longos períodos de tempo. Destacamos também que os motores estejam bem dimensionados para a função que atenderão.

Avaliação da rede elétrica

Dimensionar corretamente a sua rede de energia elétrica é, sem dúvidas, uma das melhores formas de gastar menos nas indústrias. Para fazer isso você deve avaliar a demanda do consumo de eletricidade e como ele é distribuído dentro das instalações do seu negócio.

Dessa forma você poderá escolher qual é a tensão adequada que suprirá as necessidades de cada local. Além disso, um projeto elétrico bem feito evita perdas por superaquecimento dos fios e outras fontes de dissipação indesejada no sistema.

Incentivos para a produção de energia limpa

A forma como são recebidos os incentivos governamentais também ajudam a impulsionar o crescimento do mercado fotovoltaico no país. No Brasil, hoje, existem vários tipos de estímulos que são oferecidos para para pessoas e indústrias produzirem energia limpa. Programas do Ministério de Minas e Energia e da Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferecem linhas de crédito e parcelamento para instalação de energia solar em até 20 anos.

Agora que você acompanhou todas essas sugestões, lhe apresentamos a última: produza a sua própria energia.

Com o passar dos anos podemos notar uma tendência crescente entre as empresas para escapar do aumentos seguidos no valor da energia. Só no ano passado o custo da eletricidade no ramo industrial aumentou 18,2% e esse é apenas um dos motivos que fazem os empresários fugirem das concessionárias de energia e implementarem os sistemas fotovoltaicos.

Aqui nós já falamos para você que os sistemas de energia fotovoltaica podem reduzir em até 90% o custo da energia elétrica, isso sem falar que ela é limpa e ajuda a reduzir o impacto ambiental, principalmente em indústrias.

Mas e aí, curtiu as nossas dicas para economizar energia elétrica na indústria? Consulte um de nossos especialistas para saber como gerar sua própria energia pode te ajudar!

Comentários Fechados.